05/03/2010

Eloiza Trindade: uma vida na arte

Pintora há 15 anos e escultora há oito, Eloiza conheceu a técnica de aquarela quando adolescente e em seguida investiu na sua formação em artes plásticas através de cursos de pintura, desenho e escultura ao longo dos anos 80 e 90. Dentre eles: Adriano Gomide, Giovanna Martins, Maria Angélica Melende, Solange Botelho, Monica Sartori, Vera Casa Nova, Moacyr Laterza, Marco Elísio, Leia Dieges, Sálvio Calicchio. Realizou varias exposições nacionais e internacionais de seus trabalhos.

A artista iniciou a carreira nas artes plásticas esculpindo figuras humanas. Ao pesquisar escultura em mármore e bronze conheceu o trabalho da artista plástica gaucha Sônia Ebling, que a inspirou a fazer animais. Devido as suas diversas viagens pelo mundo, Eloiza criou grande interesse pela fauna africana, passando então a criar animais característicos do continente: hipopótamos, rinocerontes, pássaros e, especialmente, felinos, como panteras e leões e outros. A ideia é levar animais selvagens para dentro da casa de quem adquire as peças: “assim podemos conviver com eles no dia a dia”, explica a artista. Os animais causam verdadeiro fascínio em quem os vê. “Sempre vão crianças visitar os animais no ateliê. Elas passam as mãos para senti-los e dão nomes interessantes, com os quais batizo os animais. Alguns clientes colocam nomes neles também. Assim eles passam á fazer parte da família”, brinca Eloiza. Já as viagens pelo Egito e países da Ásia a inspirou a criar cabeças de Buda, príncipes e princesas do Egito.

Dentre os materiais empregados por Eloiza estão o mármore, o bronze, o ferro, mármore reconstituído, o bronze reconstituído e o ferro reconstituído. Uma peça de 200 kg e 1,83cm leva até 6 meses para ficar pronta e custa 26 mil reais. Entre os mais simples está o conjunto de mini panteras, que custa em média mil reais e exige um trabalho de 15 dias. Cada modelo possui apenas 8 peças numeradas, dando ao trabalho de Eloíza exclusividade e individualidade.

Ela expõe sua obra desde 1999 em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Em 2002 integrou o Circuito Internacional de Arte Brasileira, mostra itinerante que passou por galerias de Londres (Reino Unido), Madri (Espanha), Lisboa (Portugal), Atenas (Grécia), São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil). Em 2004 participou do 4º Salão de Artes Plásticas da PMMG, no Tribunal de Contas, em Belo Horizonte, em 2009 integrou coletiva em mostra na galeria de arte do Minas Tênis Clube (BH-MG). Também em 2009, fez parte, ao lado de Patricia Schettino, da exposição realizada pelo Banco BNP Paribas Brasil, em uma ação de incentivo à arte e à cultura.

Atualmente suas obras podem ser encontradas permanentemente na galeria Errol Flynn, na Lemos de Sá Galeria de Arte, em seu ateliê e também no espaço Chiclete com Guaraná.

Ateliê Eloiza Trindade
Rua Alvarenga Peixoto, 295/120 – Lourdes
(31) 3275-3130
contato@eloizatrindade.com.br
www.eloizatrindade.com.br