O I Simpósio Internacional de Cardiopatias Congênitas do país, realizado no Biocor Instituto, terá convidados internacionais discutindo formas de diagnóstico da doença desde a gestação.
O Hospital Biocor recebe, no dia 08 de novembro, segunda-feira, o I Simpósio Internacional de Avaliação Ecocardiográfica em Cardiopatias Congênitas: Do Feto Até a Idade Adulta. O evento terá a participação do Dr. Achiau Ludomirsky, cardiologista pediátrico reconhecido internacionalmente e uma das maiores autoridades mundiais na área de diagnóstico da anomalia. O médico tem destacada atuação no NYU Langone Medical Center, assim como na Divisão de Cardiologia Pediátrica da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque (NYU School of Medicine – New York/USA). Integrou vários comitês e comissões em cardiologia pediátrica, foi Presidente da Sociedade de Ecocardiografia Pediátrica Americana (SOPE), bem como fez parte do Conselho Americano da Sociedade Americana de Ecocardiografia (ASE) por quarto anos consecutivos.
Técnica terapêutica sem cortes será apresentada
A nova técnica denominada “histotripsia”, desenvolvida pelo cardiologista pediátrico Dr. Achiau Ludomirsky e ainda em fase experimental, consiste no uso transcutâneo de um laser diferenciado, sem cortes, para a criação da comunicação intra-cardíaca, entre as cavidades direita e esquerda do coração. A “histotripsia transcutânea” demonstrou, em testes em animais de grande porte, segurança e eficácia, não apresentando complicações clínicas ou sistêmicas. O método tem o potencial de permitir procedimentos paliativos em determinadas doenças congênitas do coração e substituirá ao procedimento atual de uso de cateteres inseridos através da virilha até ao coração. O procedimento é algo inédito, ainda não utilizado no Brasil. Seu uso deve ser iniciado em pacientes em um futuro próximo. A histotripsia será de extrema utilidade à medicina e, principalmente, à área cardiológica, uma vez que causa menores danos aos tecidos, tendo, por isso, uma recuperação mais rápida.
Cardiopatias Congênitas são a terceira causa de morte específica em crianças
A cardiopatia congênita é a principal malformação encontrada em fetos humanos, sendo, também, importante causa de óbitos no período neonatal e responsável por cerca de 10% das mortes na infância, o que a coloca em terceiro lugar no ranking de morte infantil por causa específica. De acordo com dados mundiais, são diagnosticados de 6 a 10 casos por 1.000 nascidos vivos.
Atualmente, segundo dados internacionais, mais de 85% das crianças com cardiopatia congênita sobrevivem até a vida adulta. De acordo com cardiologista Dra. Erika Vrandecic, diretora médica do Biocor Instituto, e especialista em cardiopediatria, “à medida que os pacientes portadores de cardiopatias congênitas passam da adolescência à idade adulta, a taxa de hospitalizações tende a aumentar, diminuindo a sobrevida destes, em relação à população geral”.
Nas últimas décadas, o crescente desenvolvimento dos métodos de diagnóstico por imagem, especialmente da ecocardiografia fetal, vem contribuindo favoravelmente para a identificação precoce da anormalidade, sendo hoje possível o diagnóstico completo de uma má formação cardíaca a partir da 12ª semana de vida.
A Diretora Médica do Biocor Instituto explica, também, que a medicina evoluiu muito na área. “O aumento de sobrevida em portadores de cardiopatia congênita, apontado nos estudos mais modernos, se deve ao crescente incremento nas técnicas cirúrgicas bem como uma melhor estruturação das equipes multidisciplinares e das unidades de Terapia Intensiva”, destaca.
Ainda de acordo com a Médica Cardiologista, “este avanço terapêutico possibilita aos pais e aos médicos o entendimento adequado sobre a doença em tempo suficiente para planejar a melhor opção terapêutica, garantindo melhor qualidade e maior tempo de vida aos portadores da doença”.
O diagnóstico de uma cardiopatia congênita no período neonatal é uma tarefa complexa e exige grande habilidade e capacidade técnica do profissional médico, uma vez que muitos sinais e sintomas neste período podem se assemelhar a outros problemas comuns dos recém-nascidos.
Em Minas, poucas unidades de saúde dispõem de especialistas e métodos de diagnóstico adequados. Neste particular, destaca-se o Biocor Instituto como centro de referência mineira e nacional no diagnóstico e tratamento de cardiopatias congênitas e, também, na distribuição e acesso a conhecimento na área, por meio de pesquisas, simpósios e cursos de capacitação.
O evento acontece de 08h às 18h30 e as inscrições para profissionais e estudantes podem ser feita até o dia o dia 05 de novembro.
I SIMPÓSIO DE AVALIAÇÃO ECOCARDIOGRÁFICA EM CARDIOPATIAS CONGÊNITAS: DO FETO ATÉ A IDADE ADULTA
Data: 08 de novembro de 2010
Horário: de 08 às 18h30 horas.
Local: Auditório Mario Vrandecic
Endereço: Rua da Paisagem, 310 – Vila da Serra – Nova Lima – MG
Informações e Inscrições: (31) 3289-5080
