08/11/2010

FERNANDO MONSTRINHO E SUA OBRA

Evento lança a segunda edição do livro “Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa- Minhas histórias” do influente produtor de eventos.



O promotor e agitador cultural Fernando Monstrinho, que contribuiu decisivamente para o lançamento de bandas ícones do rock pop de Minas, e criou a Micaronte, que precedeu o Carnabelô, entre outros eventos culturais que marcaram época em Belo Horizonte, lança uma nova edição do livro de memórias Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa – Minhas histórias com textos e fotos inéditas, no dia 23 de novembro no Automóvel Clube de BH.



SERVIÇO

Lançamento: 23 de novembro de 2010

Horário: 19 hs

Local: Automóvel Clube de BH

Contato: (31) 3483-4117/ (31)8788-1512- falar com Isadora

fmonstrinho@terra.com.br



ELE ACREDITOU E PROMOVEU MUITOS



“Nem nós mesmos acreditávamos na gente como o Monstrinho acreditou”, revelou Samuel Rosa, vocalista do Skank, em depoimento inserido na autobiografia, ao destacar a importância do produtor para o sucesso do grupo.

Considerado grande inovador da cena cultural do Estado - não só pelos artistas que promoveu -, Fernando Monstrinho (apelido herdado da infância) foi diagnosticado, há mais de seis anos, como portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que o deixou quase inteiramente paralisado.



A VIDA ATUALMENTE



Hoje, ele depende de uma máquina respiratória e de sondas para viver, mas, sem abrir espaço a auto-piedade, continua promovendo eventos de destaque e lançando novas ideias no cenário da cidade.

No livro Minhas Histórias, ele relata, na primeira pessoa, a sua trajetória como promotor cultural e o seu caso de amor com Belo Horizonte. E ainda, sem melodrama ou evasivas, conta a luta determinada que empreende contra a doença, com o apoio de amigos que conquistou ao longo de anos de trabalho e que sempre estiveram com ele.

Fernando utilizou para compor as suas histórias o único recurso que não foi tirado pela enfermidade: o movimento dos olhos. Com a ajuda de sua sobrinha, a partir da divisão do alfabeto em dois grupos (de A a M e de N a Z), foi transmitindo por meio de PISCADAS quase imperceptíveis, letra por letra, todo o seu envolvente relato.

“Esse livro de minhas histórias significa a continuidade de um legado”, diz Fernando Monstrinho, ao definir o sentimento que o levou a reeditar a autobiografia.

“A determinação e o gesto são referências importantes e positivas para que as pessoas, especialmente as portadores de necessidades, possam se sentir motivadas a ocupar o seu espaço na sociedade”, afirma Fernando Monstrinho.

Com a 1ª edição do livro “Hoje desafio o mundo sem sair da minha casa”, Fernando Monstrinho venceu o prêmio Sentidos 2009, na categoria Literatura, concedido pela Revista Sentidos, em São Paulo.

Em agradecimento, Fernando enfatizou “ganhar esse prêmio consolida a minha realização com o livro. Construir uma história com a alma, passar esta emoção para as pessoas e ser reconhecido por isso, é, realmente, um prêmio. A todos que contribuíram e deram seu voto de confiança ao meu trabalho que evidencia a superação dos limites, o meu muito obrigado”, pisca emocionado.

A nova edição ampliada traz relatos do dia a dia de um portador de ELA, as experiências com os profissionais de saúde, algumas agradáveis e outras nem tanto, mas que se tornaram cômicas com o bom humor do autor.

A obra, de leitura agradável e objetiva, leva à reflexão sobre o nosso comportamento diante das adversidades da vida, como a difícil tarefa de superar a limitação que a ELA submete seus portadores.

O evento tem apoio da Help Farma Produtos Farmacêuticos e ARELA- Associação Regional de Esclerose Lateral.